Portugues English
Produtos - Manutenção / Assistência Técnica

Manutenção / Assistência Técnica

Manutenção da Qualidade do Ar em Ambientes Climatizados Artificialmente

Cada vez mais os equipamentos de ar condicionado estão sendo instalados para proporcionar conforto e bem estar nos ambientes para seus usuários.

A maioria dos ocupantes de edifícios e ambientes internos vedados que obrigatoriamente possuem instalação de ar condicionado preocupam-se somente com a temperatura de conforto que o condicionador de ar fornece, esquecendo-se que o sistema de ar condicionado pode funcionar como disseminador de agentes microbiológicos alergênicos, patogênicos e toxicogênicos se mantidos de forma inadequada.

Para que a qualidade do ar nestes ambientes atenda o preconizado na legislação e não tenha problemas é necessária a execução de manutenção adequada dos equipamentos.

Uma das conseqüências da falta de procedimentos de manutenção e limpeza pode ser a saturação dos filtros por material particulado, causando diminuição no volume de ar externo e conseqüentemente um aumento da recirculação de ar interno e da contaminação por agentes microbiológicos ou agentes químicos.

A Portaria Nº 3.523 de 28/08/1998, elaborada pelo Ministério da Saúde através da Secretaria da Vigilância Sanitária para regulamentar as preocupações da população com a qualidade do ar em ambientes climatizados, contém medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujidades por métodos físicos, manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização, visando garantir a qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde dos ocupantes de ambientes climatizados.

Todos esses procedimentos deverão estar em PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) em equipamentos com capacidade acima de 5 TR (15,00 Kcal/h = 60.000 BTU/h), com um responsável técnico para determinar o efetivo cumprimento do plano.

Já a resolução RE Nº 176 de 24 de Outubro de 2000, parametriza os padrões referenciais de qualidade do ar em ambientes climatizados artificialmente, definidos pela portaria Nº 3.523

Entre em contato conosco:
+ 55 (11) 3832-8236 | info@ar-arengenharia.com.br